LA BELLE EPOQUE – Moda no período

Para os que tinham consciência de estilo, Paris continuava sendo o centro incontestável da moda. Estilista e fornecedores tiravam sua inspiração das criações exuberantes e amplamente divulgadas dos grandes costureiros parisienses.

7

No início da Belle Époque, a moda sofreu grande influência do estilo e gosto pessoal do Rei Eduardo VII, da Inglaterra. A silhueta em forma de ampulheta ou S foi amplamente adotada pelas mulheres da época, que usavam o espartilho tão apertado que a medida da cintura chegava a 40 centímetros. As saias tinham menos volume e formato de sino, geralmente somente na parte traseira e possuíam uma leve cauda. O volume da parte superior do corpo era exagerado, com uso de decotes e babados. As mangas eram mais ajustadas ou curtas e volume dos ombros, exagerado.

8 9

As roupas eram excessivamente românticas e fluidas contando com vários detalhes como plissados, bordados e aplicações de renda.  As roupas eram tão trabalhadas e com tantos detalhes que nenhuma dama poderia  vestir-se ou despir-se sem o auxílio de um terceiro, mais uma forma de distinção social.

10 11

Durante o dia não se usava decotes. O corpo ficava escondido dos pés até as orelhas. Mãos eram cobertas por luvas. Usava-se botas para cobrir as canelas, e as golas dos vestidos ou blusas eram muito altas, com babados. Os cabelos ficavam presos no alto da cabeça e os chapéus eram quase sempre adornados com plumas. Era bastante comum também o uso de sombrinhas como acessório, e bolsas de delicadas dimensões. Também era comum usar leques para espantar o calor.

12 13

14 15

À noite, nos sofisticados jantares ou nos grandes bailes, os decotes apareciam e os vestidos eram extravagantes e extremamente glamorosos.  Luvas compridas podiam cobris os braços. Os cabelos eram presos em coques e adornados com pequenas jóias.

16 17

Aos poucos as mulheres conquistavam seu espaço, as mais ousadas já dirigiam e trabalhavam fora, o terno aos poucos foi  introduzido ao vestuário feminino, inicialmente o paletó era usado com uma saia drapeada.

18

 

por Helena González

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s